terça-feira, 21 de abril de 2009


Índice Revista Gatos e Cia


Queda de pêlos em gatos

Panleucopenia

Alturas e Fraturas

Desidratação


6 características de um gato sadio

16 sinais de doença


Primeiros socorros 2

* Sangramentos

* Respiração artificial


Participe da enquete : É fácil levar seu gato no veterinário ?


Conversa

Discussão : Tema : Gatos conseguem fazer a gente se sentir melhor ?


Raças : Persa , Himalaia e Exótico - Três gatos bastante parecidos .



Não deixe de ler !

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Oi , tudo bem ? já estou com as matérias da edição 04 quase todas preparadas , abaixo você pode ver a capa da revista Gatos e Cia desse mês ( é feita só online) . Já posso dizer que a edição nº 04 vai ser especial saúde e que tem muita coisa legal , não percam , dia 01/05/09.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Na próxima edição ...

Na próxima edição ...




Uma das coisas que posso revelar é que na próxima edição as raças seram três bastante parecidas : Persa , Himalaia e Exótico , não perca !
Até lá !

Vote na enquete do mês : Seu gato é ciumento ?

Vote na enquete do mês : Seu gato é ciumento ?

Oi , agora a Gatos e Cia resolveu fazer enquetes por mês , assim você pode opinar sobre vários assuntos , além de ajudar-nos a saber a opinião dos leitores .

A enquete desse mês é : Seu gato é ciumento ?
Por acaso já aconteceu de seu gato ter aquele ciuminho de alguma coisa , pessoa , animal ?
então vote no sim na nossa enquete , isso nunca aconteceu , vote em não na enquete e ajude-nos a saber sobre você e suas opiniões .

Então é isso , votem ai leitores !

Conversa

Conversa :

Oi , tudo bem ?
e ai , o que estão achando da edição nº 03 da Gatos e Cia ?
espero que gostem dela , essa semana ainda não soube de nada pra contar pra vocês .
Ah , e pesso para vocês não perderem a próxima edição da revista , a edição nº 04 , ok ?
Então é isso , e tratem sempre bem seus gatos !

TCHAU !

Cards : novos e lindos cards de gatos

Cards : Novos e lindos cards de gatos













Discussão : TEMA : Mandar gato para tomar banho no veterinário é bom ou ruim ?

Discussão : TEMA : Mandar gato para tomar banho no veterinário é bom ou ruim ?

Você já deve ter ouvido falar em algum caso de maus tratos aos animais mandados para o veterinário dar banho certo ?
Mas também , os veterinários são mais esperientes para dar banho e deixar o gatinhos limpinho .
Então aqui no Gatos e Cia nós fizemos essa matéria para os leitores (as) darem sua opinião .

Será que é bom ou ruim mandar o gato para tomar banho no veterinário ?

espero a opinião de todos aqui !

Na net : Os melhores blogs de gatos

Na net : Os melhores blogs de gatos

Tudo Gato - Um ótimo blog com informações sobre gatos e muita diversão .
Link : www.tudogato.blogspot.com


Café com gato - Blog para amantes de gatos e de café , muito bom .
Link : www.cafecomgato.blogspot.com

Beco dos felinos - Ótimo blog que achei , tem coisas muito legais .
Link : www.becodosgatos.blogspot.com

Gatinhos de toda parte - Gatinhos querem um lar , quer adotar ?
Link : www.gatinhosdetodaparte.blogspot.com

Quem sabe na próxima eu coloco mais !

Raças : British Shorthair e Bombay

Bombay ------>


British Shorthair ----->



British Shorthair :

O British Shorthair é companheiro de toda à família
Com caráter tranqüilo, muito sociável e com um incrível senso de dignidade e independência, o British Shorthair, afeiçoando-se à todos na família. Adora brincar, principalmente, com as crianças da casa e, também, com cães.Dentro de suas características, possui grandes dotes de caçador. Apesar de seu porte robusto, é bastante manso e enfrenta qualquer situação com absoluta calma.

Origem e História
Harrison Weir foi o responsável por tornar a criação de gatos uma arte apurada. O resultado de suas experiências tornou o British Shorthair Preto o gato mais popular das exposições no Crystal Palace, em Londres, no fim do século XIX. A popularidade desta raça continuou até que os gatos Persas chegaram à Inglaterra.Durante a Primeira Guerra Mundial, o desenvolvimento do British Shorthair, foi interrompido. Quando se retomou a criação seletiva, após a guerra, foram necessários anos de atencioso trabalho e controle apurado para que o desenvolvimento da raça pudesse ser considerado satisfatório.
São reconhecidas cerca de 17 cores do British Shorthair. Algumas são tão populares que algumas pessoas consideram-nas raças à parte. Esse pet é robusto, de corpo forte e musculoso, pernas curtas e ostenta um manto curto e denso. Sua cabeça é larga e arredondada, o nariz curto e os olhos grandes e redondos. A cauda é curta, grossa e redonda na ponta.


Bombay:


A cor dos grandes olhos deste animal de pêlo fino e curto depende do país onde tenha nascido (por exemplo no Reino Unido, a cor do seu pêlo pode ser desde amarelo até verde). Tem orelhas largas, cabeça arredondada, nariz curto e cauda firme. Esta raça de gatos foi criada em meados dos anos cinquenta. Este gato é muito carinhoso mas requer muita atenção da parte do seu dono. Ele é muito fácil de treinar, e também gosta muito de brincar. Se você viver num apartamento ou casa pequena, O Bombay não se importa, fazendo com que ele seja o animal de estimação ideal para se ter em pequenas casas. Infelizmente, muitos dos Bombays quando nascem, têm uma deformação facial no crânio e é necessário que sejam abatidos logo à nascença, para que não sofram no seu pouco tempo de vida que têm, já que esta deformação só causará dor a eles até que isso os mate. Se o que pretende é um gato que se adapte a sítios pequenos e seja fácil de treinar e que nem dê trabalho a manter bem escovado, então o Bombay é certamente a melhor escolha.










































Como evitar o estresse no gato

Como evitar o estresse no gato

Tranqüilos e chegados numa boa soneca, os gatos parecem os animais de estimação mais sossegados que existem. Mas só parecem. Quem tem um (ou vários) sabe que, por trás da atitude zen, gatos estão sujeitos a várias situações de estresse. Visitas em casa, saídas para o veterinário e o uso de um aspirador de pó provocam reações extremadas: os gatos podem soltar pêlos, esconder-se pela casa, miar incessantemente ou agir de forma violenta. Ou ter todas as reações acima ao mesmo tempo.
O gato sofre de estresse quando se sente inseguro, ameaçado, doente ou até mesmo entediado. E as razões são muitas: gatos não gostam de ver ou de sentir a presença de um animal próximo a seu território; não gostam de mudanças em casa, como uma reforma ou a aquisição de novos móveis, ou mesmo uma nova casa; têm pavor de barulhos altos; são arredios a donos hostis; demoram a se acostumar com novas pessoas em casa e temem visitas.
O professor Carlos C. Alberts, especialista em comportamento de felinos, da Unesp de Assis, SP, explica que parte da ansiedade do gato vem do conflito entre sua adaptação doméstica e sua origem selvagem. "Por um lado, o gato tem comida e abrigo oferecido pelo dono, mas, por outro, precisa exercer uma parte de seu comportamento fora de casa", explica. "Quando estão na rua, os gatos domésticos de estimação encontram outros gatos, estabelecem relações sociais com eles, caçam, procuram comida, fazem a corte, os machos exercem sua territorialidade e as fêmeas, sua hierarquia", exemplifica. "É bastante possível, do ponto de vista comportamental, que a falta de atividades fora de casa cause estresse", diz.
Para o comportamentalista Alexandre Rossi, "é como se os gatos fossem programados para levar um tipo de vida - se são colocados numa situação diferente, reagem".Isso vai de um estímulo desagradável para o gato até a falta completa de estímulo, ou seja, o tédio. Por isso, é importante suprir essas necessidades com um enriquecimento ambiental."Quem mora num apartamento pequeno, por exemplo, pode dispor de uma janela para o gato olhar a rua, oferecer brinquedos, trazer cheiros diferentes e esconder comida pela casa", detalha Rossi.
As causas mais comumente associadas ao estresse do gato estão identificadas nas páginas a seguir, junto com algumas lições para minimizar os efeitos.Se você tiver a oportunidade de conviver com o gato desde os primeiros dias de vida, a socialização irá deixá-lo mais seguro e pronto para novas situações ao longo de sua vida. Caso isso não seja possível, duas lições valem para quase todas as situações de estresse: 1) o gato deve ter um esconderijo seguro, de preferência em lugar alto, e com os acessos sempre livres; 2) a caixa de transporte deve ser um ambiente agradável para ele, talvez até o lugar onde durma e, de vez em quando, receba petiscos.
Se o seu gato apresentar sinais de estresse de vez em quando, você não precisa ficar tão preocupado. "Um pouco de estresse não fará mal nenhum ao gato; o que não pode acontecer é o estresse contínuo", aconselha o comportamentalista Alexandre Rossi, complementando que uma situação prolongada pode levar o gato à automutilação ou à rouquidão pelo miado excessivo. "No caso de conflitos graves, procure um profissional da área de comportamento animal", acrescenta o veterinário e etólogo Mauro Lantzman, de São Paulo.
"É importante lembrar que sintomas de estresse também podem indicar doença", alerta a veterinária Marcia Rizzi, de São Paulo.Entre esses sintomas estão os miados constantes, a apatia e, principalmente, a agressividade."Diferentemente dos cachorros, os gatos disfarçam a dor ou qualquer sinal de fraqueza, porque isso os torna vulneráveis para outros gatos", afirma Rossi. Por isso, se os sintomas que você caracteriza como estresse persistem e não há uma causa definida, procure um veterinário rapidamente.


VISITAR O VETERINÁRIO

Praticamente todo dono de gato sabe o drama que é levar o bichano a uma consulta com o veterinário."Da saída de casa à espera na clínica, é uma sinfonia: as gatas miam sem parar, ficam agitadas no carro", relata Norma Regina Teixeira, de São Bernardo do Campo, dona de seis gatas que só saem de casa para ir à clínica."É um miado bem agudo, que indica problema", conta. Dentro da clínica também é complicado: há barulhos e cheiros de cães e de outros gatos, pode haver no ar ferormônios que os gatos entendem como 'cheiro do medo', há o barulho do secador, gente estranha, ambientes novos... Ou seja, não faltam motivos para a insegurança.


Reações mais freqüentes: Vocalizar excessivamente, soltar pêlos, ficar agressivo.Levar o gato à clínica na caixa de transporte (seu porto seguro) é outra medida tranqüilizadora. "Ao entrar na sala do médico, abra a caixa e deixe o gato explorar o ambiente por alguns minutos enquanto você conversa com o veterinário", orienta Rossi. "O gato não deve ser submetido a um procedimento desagradável imediatamente depois de sair da caixa." Durante a intervenção do veterinário, uma maneira de amenizar os temores do gato é o dono ficar por perto e interagir quando possível. "Na hora da vacina, é bem melhor para o gato ser segurado pelo dono do que por um estranho", exemplifica Rossi.

SAIR DE CASA

Gatos criados em ambientes fechados não reagem bem quando são levados para fora, seja no colo do dono, seja na caixa de transporte, se ela só for usada nessas ocasiões."Já tentei passear com minha gata no térreo do meu prédio, pois achava que ela ia gostar", conta o empresário Luiz Maciel. "Mas, já no elevador, ela começou a miar fortemente e a soltar pêlos sem parar, e desisti". Norma relata uma reação parecida. "As minhas saem na porta, mas voltam, e, se eventualmente esqueço uma do lado de fora, é um desespero: quem ouve aqueles miados pensa que elas estão morrendo!"Reações mais freqüentes: Vocalizar excessivamente, soltar pêlos, ser agressivo, tentar fugir.O que fazer: O comportamentalista britânico Peter Neville dá uma receita para acostumar o gato a ficar em ambientes externos, sem medo. É importante que não haja a possibilidade de ele fugir. Por exemplo, o jardim estar cercado com muros e portões altos. "Coloque o gato numa gaiola, leve-o para um canto tranqüilo do jardim, saia de perto da gaiola e observe o gato ao longe: ele vai ficar apavorado no começo, mas com o tempo se tranqüilizará", orienta Neville. "Depois de alguns dias repetindo esse passeio, abra a porta da gaiola e espere que o gato saia".

Nutrição : Passos importantes

Nutrição : Passos importantes


Houve um tempo em que não existiam ração e outros produtos específicos para gatos. Mas atualmente rações balanceadas, nacionais e importadas, já estão disponíveis no mercado, atendendo às necessidades nutricionais de cada faixa etária.
Forneça uma ração de boa qualidade e adequada para a idade do seu animal. Gatinhos órfãos com até seis semanas de vida ainda precisam mamar e devem ser alimentados com leite em pó para desmame de gatos oferecido na mamadeira à venda em pet shops).

IMPORTANTE
Não forneça ao filhote leite de vaca nem leite em pó (inclusive aquele para bebês), pois não são apropriados para atender às suas necessidades nutricionais. Seu veterinário poderá orientar você corretamente sobre manejo, freqüência de alimentação e higiene destes filhotinhos.

A partir do desmame (6 a 8 semanas de idade), o filhote começará a comer ração úmida (geralmente vendida em lata ou sachê) para filhotes. Aos poucos, poderá ser introduzida a ração seca, também para filhotes. Ele deverá fazer de quatro a seis refeições por dia, recebendo este tipo de ração até 7 a 12 meses. Nos casos de predisposição à obesidade, seu veterinário poderá orientar qual o melhor tipo de ração.

O gato adulto necessita de menos calorias que o filhote. O alimento seco poderá ser deixado à vontade, pois o gato se alimenta com pouca quantidade várias vezes por dia. A ração úmida poderá ser fornecida duas vezes ao dia, e as sobras deverão ser guardadas na geladeira ou descartadas para evitar que se deteriorem.

Alguns animais acometidos por doenças, como a pancreatite, a diabetes, doença renal, cardíaca, alérgica, obesidade etc. requerem o uso de rações terapêuticas, que deverão ser prescritas pelo médico veterinário.

Higiene : Limpeza e Cuidados

Higiene : Limpeza e Cuidados


O gato é, por sua natureza, um animal limpo. Porém, alguns cuidados devem ser tomados no dia-a-dia para que sua higiene se mantenha.
O gato tem o hábito de se lamber e de lamber outros gatos que porventura convivam com ele. Com este hábito, o gato retira de seu corpo sujeiras, detritos e pelos mortos, pois sua língua áspera é um ótimo instrumento de limpeza.

Além da autohigiene (feita pelo próprio gato), existem certos cuidados que devem ser tomados pelo proprietário: limpeza dos olhos, dos ouvidos, dos dentes e das unhas.

Os gatos de pelagem longa e semi-longa requerem escovação por parte do proprietário, para evitar que apareçam nós e bolos e que os gatos, ao se lamberem, venham a ingerir grandes quantidades de pêlo, suficientes para causar obstruções gástricas e intestinais.


Cuidado com os olhos

Os olhos sempre limpos e brilhantes são sinal de saúde. Para mantê-los livres de problemas verifique se não há qualquer tipo de secreção e vermelhidão, que são sinais de conjuntivite ou de outras doenças mais séries, como as viroses.
Gatos que têm o rosto mais achatado, como o Persa e o Himalaio, podem apresentar uma deficiência no escoamento da lágrima. Pelo canal lacrimal, que é uma estrutura localizada entre o nariz e os olhos do gato.
Procure limpar sempre este excesso de secreção com algodão seco, para evitar que manche a pelagem em torno dos olhos.
Não use colírios ou produtos de limpeza sem consultar seu veterinário! No máximo use soro fisiológico sem, no entanto, esfregar algodão, gaze ou qualquer outro material nos olhos de seu gato. Você poderá causar danos à estrutura do olho.

Limpando os ouvidos

Não use cotonetes ou outros instrumentos pontiagudos para limpar os ouvidos de seu gato. Além de estar empurrando material orgânico para dentro do canal auditivo, você poderá machucar seu pet.

Use algodão seco ou produtos já disponíveis no mercado veterinário que, além de higienizar, previnem quadros mais sérios, como as otites.

Checando os dentes

Os gatos também podem sofrer com o acúmulo de tártaro nos dentes. Este acúmulo pode causar mau hálito e ser fonte de infecções em todo o organismo do animal.

A prevenção é sempre a melhor opção.

Gatos que comem ração seca têm menor tendência para acumular tártaro, devido ao atrito causado pela própria ração com os dentes. Mas mesmo assim, crie o hábito de checar o boca de seu gato, para perceber qualquer início de tártaro.

Existem produtos no mercado que são auxiliares no combate ao tártaro, como petiscos e brinquedos.
Em casos mais sérios, procure seu médico veterinário.

As unhas

Quando crescem em demasia devem ser cortadas por um profissional. Dentro da unha de um gato correm vasos sangüíneos e nervos e um leigo poderá seccioná-los.

Existem outras maneiras para controlar o crescimento das unhas de seu gato. Os arranhadores são objetos criados para estimular os gatos a afiarem as unhas. A estimulação é feita com aromatizantes naturais, como a erva catnip, que atrai os felinos.

Catnip : A erva do gato

Catnip : A erva do gato


Você sabia que a catnip é uma erva com elevado poder de atração para os gatos? Por isso ela é amplamente utilizada na confecção de brinquedos para felinos, postes para afiar as unhas e sprays .

Também conhecida como erva-gato, erva-dos-gatos e gatária, a catnip é originária do Mediterrâneo. De acordo com o compêndio Segredos e virtudes das plantas medicinais, a catnip foi trazida para as Américas pelos colonizadores europeus justamente porque se atribuía a ela propriedades medicinais. É considerada antiácida, tônica e cicatrizante, entre outros. Também é usada em cataplasmas contra a artrite e o reumatismo. A curiosidade é que essas propriedades medicinais só estão ativas no verão.

Os gatos se sentem atraídos pelo óleo aromático que a catnip exala para espantar os insetos que se alimentam dela. Todavia, esse mesmo aroma é inebriante para os gatos, que ficam literalmente embriagados com ele. Por isso eles se esfregam nas plantas incontrolavelmente, pois quanto mais eles fazem isso, mais a planta se "machuca" e libera a substância aromática.

Aproveitando-se do poder de atração da erva sobre os gatos, os proprietários de gatos costumam esfregar a catnip em algum pedaço de madeira nos quais eles queiram que seus animais afiem as unhas.

No Brasil, a planta é comum nas regiões Nordeste e Sul do Brasil, nos terrenos baldios, acostamentos e locais pedregosos. Mas em qualquer pet shop é fácil encontrar sementes à venda durante o ano todo, que podem ser cultivadas em vasinhos na sua casa.
Recentemente cientistas da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, descobriram mais uma das propriedades da catnip: repelente de baratas.

A catnip pode ser empregada de diversas formas: com as folhas frescas, pode-se fazer uma salada ou uma infusão – acredita-se que a erva alivia a insônia e a hiperatividade. Com as folhas secas, é possível fazer uma almofada para o seu gato — ele vai adorar! abaixo algumas fotos :









Depoimentos de donos aos seus gatos

depoimentos de donos aos seus gatos !

Princesa. Minha vida, o remédio para todos os meus problemas e a companhia que todo mundo quer. Tudo isso, sinto pela minha gata Lili, que resgatei de escombros de uma construção. Hoje, ela e meus outros três gatos compõem uma sinfonia de miados lindos. Obrigada, Lili, por existir e fazer de mim uma pessoa cada vez mais feliz e por ser a alegria de gata que você é. Continue assim, irradiante, amigateira, blogueira e acima de tudo com muita saúde. Só não vale arranhar muito o sofá da mamãe, tá? Te amo, minha doce pequenina branca. (www.lili-gata.blogspot.com).

Renata Góes, Fortaleza, CE.


Tonico, Benê e Brad... Não existe outro sentimento além de muito amor por vocês! Antes era só um; depois veio outro... E por fim veio mais um, os meninos mais lindos, mais puros, mas carinhosos e doces desse mundo!! Mamãe ama vocês com toda a força!! Vocês são as jóias mais preciosas que eu poderia ter!! Vocês são tudo pra mim!!!!! Mamãe Andreia...
Andréia



Os gatos tem um estilo proprio...algo inexplicavel! O que posso dizer...e que mudam nossa maneira de ver o mundo, de lidar com as pessoas...o convivio com eles e altamente gratificante! e muito facil ama-los!Eu tenho somente duas porque moro em apartamento, porque teria tranquilamente umas 20...e seria muito feliz!
Carla Cristina


agradecemos a todos pela participação !!